Dicas de segurança para compras em sites de anúncios classificados

 Sites de anúncios classificados como anuncios para todos, olx e mais são uma excelente forma de comprar material em segunda mão, estas são algumas dicas que o vão ajudar a que a sua compra corra o melhor possível.

1ª Verificar se o anuncio é credível

  • Verificar se o anuncio está escrito num português correto, as frases tem que estar bem construidas, os burlões estrangeiros colocam anúncios que foram traduzidos do inglês através do google, se se encontrar com um anuncio assim, denuncie o anuncio.
  • Verifique à quanto tempo o usuário está registado no site, usuários que estão registados à mais tempo são mais confiáveis do que usuários registados mais recentemente. Isto acontece porque quando os burlões ao serem bloqueados criam novas contas com um novo e-mail, essas contas podem ser bloqueadas mas podem demorar 1 ou 2 meses até alguém denunciar o usuário novamente, normalmente um usuário que está à 1 ou mais anos registado no site existe mais probabilidades de ser um usuário legitimo.
  • Verificar a fotografia, desconfie se a fotografia estiver demasiado bem tirada, como se fosse de catalogo, se sim peça as fotografias do produto real ao anunciante se ele se recusar denuncie o anuncio.

2º Pagamento

  • Nunca envie dinheiro a ninguém por transferência bancaria ou Mbway, em caso de burla não existe retorno.
  • Prefira sempre uma troca presencial onde possa analisar o produto antes de pagar.
  • Se não for possível a troca presencial peça sempre para enviar a encomenda à cobrança, onde só paga depois da encomenda ser enviada, se optar por este método não se esqueça de confirmar nos correios o conteúdo da sua encomenda antes de a pagar.
O que fazer quando o anunciante pede para pagar os gastos de envio antecipadamente.

Por vezes acontece que o anunciante pede o pagamento adiantado dos gastos de envio, isto para evitar perder dinheiro caso a encomenda não seja levantada, se optar por pagar os gastos de envio pergunte sempre pela possibilidade de pagamento usando paypal, as contas paypal são grátis de criar e são usadas na maioria das lojas online a grande vantagem é que caso não receba a encomenda pode reclamar com o paypal e pode acontecer que tenha o dinheiro de volta, se não quiser criar uma conta paypal veja se os gastos de envio não são desproporcionados ao tamanho da encomenda.

3ºMarcar um encontro presencial

  • Nunca marque em sua casa nem em casa do anunciante.
  • Escolha sempre um local publico como centro comerciais ou hipermercados, isto porque são locais sempre com muita gente e com vídeo-vigilância.
  • Leve o dinheiro exato consigo, não faça levantamentos em caixas multibanco na presença do anunciante.
  • Sempre que possível leve um amigo consigo.



Comentários